Notícias de saúde

Cálcio e vitamina D não aliviam sintomas da menopausa

15 de junho de 2015 (Bibliomed). Os suplementos de vitamina D e cálcio não ajudam a aliviar os sintomas da menopausa, diz um novo estudo publicado na revista médica Maturitas em junho de 2015.

A pesquisa faz parte da Iniciativa de Saúde da Mulher, um ensaio clínico de longo prazo de mulheres na menopausa, e que incluiu mais de 34.000 mulheres americanas entre as idades de 50 e 79 anos. As mulheres foram acompanhadas por uma média de quase seis anos para rastrear mais de 20 sintomas da menopausa, como ondas de calor, fadiga, problemas de sono e problemas emocionais.

No estudo, metade das mulheres tomaram vitamina D e cálcio diariamente, enquanto as outras tomaram pílulas de placebo. O número médio de sintomas da menopausa em ambos os grupos foi igual - um pouco mais de seis. Além disso, ambos os grupos tiveram resultados semelhantes sobre medidas globais de problemas do sono, fadiga e bem-estar emocional.

Assim, o estudo sugere que as mulheres não devem confiar na vitamina D e cálcio para aliviar os sintomas da menopausa, mas há ressalvas importantes. Um dos pontos a serem questionados é o de que a idade média das mulheres no início do estudo atual foi de 64 anos, mas a idade média da menopausa é de 51 anos, e é nessa época que os sintomas mais graves geralmente ocorrem.

Um estudo anterior não encontrou nenhuma ligação significativa entre os baixos níveis de vitamina D no sangue e sintomas da menopausa das mulheres.

Fonte: Kaiser Permanente, press release, 01 de junho de 2015

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários