Notícias de saúde

Uso de maconha e tabaco por adolescentes associado a piores desfechos educacionais

11 de fevereiro de 2015 (Bibliomed). Um estudo recente foi realizado para investigar a relação entre o uso de tabaco e maconha aos 15 anos e os resultados educativos subsequentes. O estudo envolveu 1.155 indivíduos. As principais exposições foram maconha e uso de tabaco aos 15 anos, avaliados em clínica com questionários e pelo nível de cotinina no sangue.

A cotinina é um alcaloide encontrado no tabaco e como um produto da degradação da nicotina. É utilizada para medir a exposição ao fumo ativo, e, sobretudo, ao fumo passivo.

Os principais resultados foram o desempenho em avaliações padronizadas em 16 áreas em Inglês e Matemática (média de pontuação, além de outras avaliações de desempenho escolar.

Em modelos totalmente ajustados, tanto o uso da maconha como do tabaco aos 15 anos foram associados com resultados educacionais adversos subsequentes. Em geral, o efeito dose-resposta visto foi consistente em todos os resultados educacionais avaliados. O consumo de semanal de maconha foi negativamente associado com resultados em testes de Inglês e matemática.

O estudo concluiu que tanto o consumo de maconha como de tabaco na adolescência estão fortemente associados com resultados educacionais adversos subsequentes. É possível que estes efeitos surjam através de mecanismos não-causais, embora uma explicação causal não possa ser desconsiderada.

A pesquisa foi publicada na ediçãoo onlina da revista Addiction.

Fonte: Addiction, 2015

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários