Notícias de saúde

Má qualidade do sono associado a maior risco de suicídio após 10 anos

5 de dezembro de 2014 (Bibliomed). Os adultos mais velhos têm altas taxas de distúrbios do sono, morrem por suicídio em taxas desproporcionalmente altas em comparação com outros grupos etários e tendem a visitar o seu médico nas semanas anteriores à morte de suicídio. Um novo estudo publicado em JAMA Psychiatry avaliou o risco para suicídio associado à má qualidade subjetiva do sono em um estudo de base populacional de idosos durante um período de observação de 10 anos.

Observou-se que a má qualidade subjetiva do sono está associada com aumento do risco de morte por suicídio, 10 anos depois, mesmo após o ajuste para sintomas depressivos. Também que um sono perturbado parece conferir um risco considerável, independente de humor deprimido, para os comportamentos suicidas mais graves.

Esses fatos podem justificar a inclusão da avaliação de risco de suicídio e qualidade de sono na atenção primária para melhorar a detecção de riscos e gerar oportunidades de intervenção em indivíduos com tendências suicidas.

Fonte: JAMA Psychiatry. 2014;71(10):1129-1137

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários