Notícias de saúde

Sites de redes sociais podem ajudar as pessoas a perder peso

30 de setembro de 2014 (Bibliomed). Para as pessoas que são obesas, sites como Twitter e Facebook podem ser uma fonte barata e conveniente de apoio dos médicos e de outros pacientes que estejam fazendo dieta, segundo um novo estudo.

A pesquisa foi publicada online em setembro de 2014 na revista médica Health Affairs.

Segundo os autores da pesquisa, do Imperial College London, uma vantagem de usar a mídia social em relação a outros métodos é que ele oferece o potencial de ser muito mais rentável e prático para uso diário quando comparado com as abordagens tradicionais. O sentimento de ser parte de uma comunidade permite que os pacientes contem com o apoio de seus pares, bem como dos médicos. Os pacientes podem obter aconselhamento do seu médico, sem a inconveniência ou o custo de terem que se deslocar, e os médicos podem aconselhar muitos pacientes simultaneamente.

Os autores do estudo examinaram os resultados de 12 pesquisas anteriores envolvendo quase 1.900 pessoas nos Estados Unidos, Europa, leste da Ásia e na Austrália. Eles descobriram que as pessoas que usaram sites de redes sociais para perder peso tiveram uma diminuição modesta, porém significativa, no índice de massa corporal.

Assim, puderam concluir que o uso das mídias sociais para tratar a obesidade encoraja os pacientes a serem mais proativos e capacita-los a contribuir para o seu próprio tratamento. Esta abordagem não é a única solução para a epidemia de obesidade, mas deve ser introduzida como um elemento da estratégia de combate à obesidade de cada país .

O estudo, escrito para a Cúpula Mundial de Inovação para a Saúde e publicado no 08 de setembro questão da Health Affairs, apontou que a rede social pode não ser uma boa opção para todas as pessoas com excesso de peso que tentam perder peso.

Existem também possíveis desvantagens, tais como questões potenciais de privacidade e a  necessidade de que o paciente seja esclarecido pela Internet, e por isso pode ser uma boa  abordagem para todos.

Fonte:  Imperial College London, news release, Sept. 8, 2014.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários