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Bullying aumenta no ensino médio

26 de setembro de 2014 (Bibliomed). Com a transição do ensino fundamental para o ensino médio, as crianças são cada vez mais frequentemente alvo de agressores, de acordo com um estudo recente.

Em um novo estudo da Universidade da Califórnia, pesquisadores estudaram 1.180  crianças em idade descolar da região centro–oeste dos Estados Unidos ao longo de três semestres. Os investigadores analisaram a quantidade e o tipo de bullying que ocorreu, bem como o número de alunos vitimizados. Eles também consideraram variáveis ​​como o sexo das crianças, grau escolar e se Inglês era ou não a sua língua nativa.

O estudo revelou que os estudantes que foram intimidados poderiam ser classificados em quatro grupos:

- 11 por cento eram vítimas frequentes.
- 29 por cento eram vítimas ocasionais de bullying tradicional, como intimidação verbal ou física.
- 10 por cento eram vítimas ocasionais de bullying tradicional e/o cyberbullying.
- Metade eram vítimas raras de intimidações.

Os agressores, também eles, foram agrupados em três categorias: cinco por cento intimidavam com frequência; 26 por cento eram valentões tradicionais ocasionais; e 69 por cento intimidavam com pouca frequência.

Embora a quantidade de bullying tenha diminuído ao longo do tempo, os autores verificaram que ela aumentou entre o quinto e sexto graus, quando os estudantes participantes no estudo passaram do ensino elementar para o ensino médio.

No geral, o estudo constatou que as meninas eram mais frequentemente alvo de cyberbullying e assédio verbal e relacional do que os meninos. Os meninos, no entanto, eram mais propensos a ser intimidados fisicamente.

O estudo foi publicado recentemente na revista  School Psychology Quarterly.

Fonte: University of California, Riverside, news release, Sept. 12, 2014.

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