Notícias de saúde

Botox Ajuda Crianças com Paralisia Cerebral, Indica Estudo

NOVA YORK (Reuters Health) - É conhecido que a toxina botulínica A, substância que paralisa os músculos, trata uma variedade de problemas de saúde, de sudorese nas palmas das mãos a enxaqueca. Agora, há mais evidência de que a toxina ajuda crianças com paralisia cerebral.

Em um estudo feito com 30 crianças com paralisia cerebral, injeções de Botox melhoraram a função muscular nos braços dos meninos e meninas em um mês.

Os pacientes sofriam de hemiplegia, uma forma de paralisia cerebral em que um lado do corpo é debilitado por rigidez muscular.

Um estudo anterior havia demostrado que injeções de Botox podem ajudar crianças cuja paralisia cerebral as impedia de andar.

As novas descobertas foram publicadas na edição de setembro de Journal of Pediatrics. Darcy Fehlings, do Centro Bloorview MacMillan, em Toronto, Ontario, Canadá, coordenou o estudo.

Causa mais comum de incapacidade física entre crianças em países desenvolvidos, a paralisia cerebral é um termo geral para um grupo de distúrbios que afeta o controle muscular.

A maioria tem paralisia cerebral espasmódica, que se caracteriza por rigidez muscular debilitante. O Botox paralisa temporariamente o músculo.

No estudo, metade dos pacientes recebeu uma injeção de Botox nos músculos dos braços. Todas as crianças continuaram com a fisioterapia usual.

Após um mês, as crianças do grupo do Botox melhoraram suas notas em testes de função muscular em 13 por cento, em média. Já crianças que receberam somente tratamento fisioterápico melhoraram menos de dois por cento.

De acordo com um editorial acompanhando o estudo, ainda existem muitas questões sobre o Botox e a paralisia cerebral sem respostas.

Cientistas não sabem ainda qual a melhor dose para diferentes grupos musculares nem quais tratamentos adicionais devem ser dados em conjunto com o Botox, destacou H. Kerr Graham, do Hospital Infantil Real, em Parkville, Victoria, Austrália.

Graham afirmou que, apesar dessas questões, as injeções de Botox podem ajudar "a reduzir a deformidade e melhorar a função em muitas crianças".

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários