Notícias de saúde

Câmaras de bronzeamento aumentam o risco de câncer de pele em jovens

9 de junho de 2014 (Bibliomed). No período atual, que antecede o início do verão no hemisfério norte, o FDA (Food and Drug Administration) anunciou que as camas e cabines de bronzeamento agora devem ter um aviso visível, declarando explicitamente que os dispositivos não devem ser usados em pessoas com menos de 18 anos.

Segundo Nancy Stade , vice-diretora para a política no Centro do FDA para Dispositivos e Saúde Radiológica, existem evidências crescentes que mostram que o bronzeamento artificial na infância e na vida adulta aumenta ainda mais o risco de melanoma mais tardiamente na vida.

A FDA também irá exigir que os fabricantes alertem em suas propagandas e materiais de marketing que estes e outros aparelhos de bronzeamento colocam os usuários sob maior risco de câncer de pele, disse a agência em um comunicado. A diretriz do FDA sobre o assunto também reclassificou lâmpadas solares e lâmpadas ultravioleta (UV) como sendo de baixo risco para os dispositivos de risco moderado .

Estima-se que cerca de 13 por cento de todos os estudantes do ensino médio têm usado bronzeamento artificial  nos Estados Unidos.  Segundo o FDA, as camas de bronzeamento artificial e lâmpadas solares emitem raios UV que têm sido associados ao câncer de pele , queimaduras, envelhecimento prematuro da pele e lesões oculares.

O documento do FDA pode ser lido no endereço http://www.fda.gov/ForConsumers/ConsumerUpdates/ucm350790.htm.

Fonte: FDA, Food and Drug Administration, Estados Unidos.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários