Notícias de saúde

Bancos de sêmen estão em baixa. E apelam para a fraternidade

São Paulo, 22 de junho de 2001 (eHealthLA). Você deve conhecer alguém que já doou sangue. Talvez uma outra pessoa que tenha doado leite. Ou alguém que doou um órgão. Mas, quantos conhecidos seus doaram sêmen? Um gesto raro, mas de grande valia. Talvez só os casais inférteis, que entram em fila de espera durante vários meses, é que sabem disso.

Os bancos de sêmen do País, com baixos estoques, entram com campanhas para sensibilizar os homens, ressaltando a importância do doador. O voluntário pode ajudar a abastecer um banco e propiciar a concepção de um bebê aos casais com problemas de infertilidade. No Brasil, essa prática não é difundida, por isso os casais precisam aguardar meses na fila de espera, até que apareça um doador com características compatíveis.

No Fertility, Centro de Fertilização Assistida,em são Paulo, os critérios de seleção obedecem a rigorosos padrões de seleção e, por isso, de cada 10 voluntários apenas dois são aproveitados. Como na cessão temporária de útero e doação de embriões, a doação de sêmen é um ato inteiramente espontâneo. Segundo Edson Borges, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Reprodutiva e diretor do Fertility, os atuais doadores são os próprios pacientes.

"Encontrar doador não é fácil. Geralmente quando ele aceita participar do procedimento é porque já vivenciou um problema parecido na família e ficou sensibilizado", comenta o especialista. O voluntário passa por uma série de entrevistas e exames que certificam sua qualidade de vida, afastando as doenças sexualmente transmissíveis e aquelas de incidência familiar genética.

Segredo - Borges esclarece que a identificação e preferência pela escolha do sêmen são de responsabilidade do Centro mas, previamente à inseminação, o casal assina um termo de acordo. “O que podemos assegurar -- prossegue -- , é o fato de procurarmos congruir o biótipo, isto é, ajustar às características físicas do marido. Qualquer situação que fuja a essas ‘coincidências’ , solicitamos o consentimento do casal.

Uma criança gerada com sêmen de doador é, de todas as formas civil, médica e legal, do casal que a gestou. A identidade do doador é um segredo médico. "Não fazemos a identidade civil do doador, mas sim a sua identidade médica", conclui o especialista.

Infertilidade - A incidência da infertilidade está fortemente relacionada à idade da mulher, variando de 15 a 20% nos casais em que a mulher tem até 35 anos e chegando a 25% dos casais quando esta idade atinge os 40 anos. As causas de infertilidade podem ser divididas em Masculina (40%), Feminina (40%) e sem causa aparente (20%). Dentre os tratamentos disponíveis para o casal infértil os que apresentam os melhores resultados são as técnicas de reprodução assistida, tanto de baixa quanto de alta complexidade.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários