Notícias de saúde

Adolescentes obesos tem menos amigos

27 de maio de 2014 (Bibliomed). Até que ponto a obesidade na adolescência é importante no convício social? Um novo estudo descobriu que os adolescentes obesos são mais propensos a enfrentar a rejeição por seus pares.

No estudo, da Arizona State University, pesquisadores analisaram dados de de quase 59 mil estudantes, com média de 15 anos de idade, de 88 escolas. Cerca de um quinto dos alunos forneceu informações sobre seu índice de massa corporal (IMC) - uma medida usada para determinar se alguém tem um peso saudável, compatível com a sua altura.

Os alunos também listaram seus cinco melhores amigos do sexo feminino e seus cinco amigos masculinos mais próximos. Os pesquisadores examinaram então como e quando os adolescentes fizeram amigos - por exemplo, se eles se conheceram por meio de atividades ou amigos em comum ou se eles tinham interesses comuns.

O estudo constatou que, embora os adolescentes com excesso de peso em sua maioria não se preocupam com o peso de seus amigos, eles são mais propensos a ser rejeitado como amigos por seus pares com peso normal. E quando a sua oferta de amizade é recusada, adolescentes com excesso de peso, muitas vezes se voltam para fazer amizade com outros jovens com sobrepeso.

Uma vez que eles são socialmente marginalizados, os adolescentes com excesso de peso têm, em média, menos de um amigo do que adolescentes com peso normal, segundo o estudo.
Segundo os autores, isto é especialmente preocupante uma vez que as amizades são importantes fontes de apoio e companheirismo.

Os resultados foram publicados no número de 15 de maio do American Journal of Public Health.

Fonte: American Journal of Public Health. Maio 2014.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários