Notícias de saúde

Pacientes Graves Sobrevivem Mais a Transplante Cardíaco

NOVA YORK (Reuters Health) - Os avanços no cuidado de pacientes submetidos a transplantes de coração estão permitindo que pessoas em estado grave passem pela cirurgia sem redução das chances de sobrevivência.

"A taxa de sobrevivência cresceu durante todos os ano no período do estudo", informou a equipe de Ranjit John, da Faculdade de Cirurgiões e Clínicos da Universidade de Columbia, em Nova York.

O trabalho dos pesquisadores foi publicado na edição de setembro da revista Annals of Surgery. Os pesquisadores revisaram os dados de 536 pacientes submetidos a transplante de coração entre 1993 e 1999.

Comparados a pacientes submetidos a transplantes de coração na década anterior, "a população de pacientes agora é significativamente diferente", explicaram os pesquisadores.

Um número maior de pacientes tem necessitado de suporte circulatório mecânico, foram submetidos anteriormente a transplantes de coração ou tem hipertensão pulmonar, um tipo de pressão alta.

Os pesquisadores verificaram que os únicos fatores de risco que afetaram negativamente a sobrevivência do paciente foram a idade do doador, a diferença de sexo entre o doador e receptor e o ano do transplante.

"Para cada período de dois anos as chances de sobrevivência aumentaram 1,2 vez; para cada período de três anos, essas chances cresceram 1,6 vez."

Os pesquisadores explicam que atualmente são submetidos a transplantes "doentes para as quais a cirurgia seria negada nos anos 80".

As taxas de sobrevivência sugerem que os avanços técnicos compensam o fato de que pacientes com quadros cada vez mais graves estão sendo operados, concluíram os autores.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários