Notícias de saúde

Baixo peso ao nascer e não receber amamentação levam bebês a maior risco de problemas de saúde quando adultos

22 de abril de 2014 (Bibliomed). Ao se tornarem adultas, as pessoas que estavam abaixo do peso ao nascer, e também as que foram amamentadas por um curto período de tempo (ou que não foram amamentadas), poderão estar em maior risco de inflamação crônica e problemas de saúde relacionados. Isso é o que sugere um novo estudo.

Os pesquisadores examinaram dados de saúde a partir de 10.500 adultos americanos e descobriram que aqueles com baixo peso ao nascer e também aqueles que receberam pouca ou nenhuma amamentação tinham níveis mais elevados da proteína C- reativa (PCR), um indicador de inflamação. A inflamação crônica está associada a riscos de saúde, tais como diabetes e doenças coronarianas  do coração. Entretanto, o estudo não encontrou uma relação de causa e efeito para esta relação.

A pesquisa incluiu um grande número de irmãos, tendo sido verificado que, mesmo dentro da mesma família, o peso ao nascer e o aleitamento materno influenciou o risco de inflamação na idade adulta.

 

Os pesquisadores explicaram que pode ser difícil determinar o peso de nascimento e aleitamento afetar a saúde a longo prazo , porque esses problemas são mais comuns entre as crianças cujos pais têm níveis mais baixos de educação e renda . Isto significa que não está claro se outros fatores desempenham um papel .

Havia boas razões para supor que a amamentação era importante para influenciar os níveis de inflamação na idade adulta, uma vez que a amamentação promove o desenvolvimento do sistema imunológico (sistema de defesas do próprio organismo). As crianças que são amamentadas apresentam um  menor número de doenças infecciosas e são menos propensas a se tornarem obesas.

Os resultados da pesquisa serão publicados na revista médica Proceedings of the Royal Society B.

FONTE: Instituto Canadense de Pesquisas Avançadas , comunicado à imprensa , 14 de abril de 2014

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários