Notícias de saúde

Por que as pessoas se expõem a riscos desnecessários?

06 de fevereiro de 2014 (Bibliomed). As pessoas que se envolvem em comportamentos de risco, como sexo desprotegido ou uso excessivo de álcool e drogas, podem fazê-lo porque seus sistemas de autocontrole não são suficientemente ativos. A conclusão é de pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos.

O estudo envolveu 108 pacientes que foram submetidos a exames de ressonância magnética enquanto jogavam um videogame que simulava situações de risco.

Os pesquisadores usaram um software especializado para procurar padrões de atividade em todo o cérebro para preceder se a pessoa está fazendo uma escolha arriscada ou uma escolha segura em um conjunto de disciplinas. 

O software foi programado para prever os assuntos que os voluntários escolheriam ao longo do jogo baseando-se unicamente em sua atividade cerebral. A exatidão na precisão de escolhas foi de 71%.

Quando os pesquisadores programaram o software para focarem-se em regiões muito menores do cérebro, especificamente as ligadas a funções executivas, como controle, memória de trabalho e atenção, obtiveram os mesmos resultados.

De posse desses resultados, os pesquisadores concluíram que as pessoas fazem escolhas arriscadas principalmente por causa do fracasso de sistemas de controle do corpo para parar.

Os resultados foram publicados on-line na revista especializada Proceedings of National Academy of Sciences.

Fonte: UPI, 05 de fevereiro de 2014.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários