Notícias de saúde

Falta de vitamina K pode causar problemas de coagulação

07 de outubro de 2013 (Bibliomed). Pessoas com déficit de vitamina K podem sofrer com problemas de coagulação, entre outros, além de consumirem maior quantidade de anti-inflamatórios e anticoagulantes.

A pesquisadora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), Simone Aparecida Faria, explica que o papel clássico da vitamina K está relacionado ao mecanismo de coagulação sanguínea, mas que estudos epidemiológicos têm mostrado que ela tem mais papeis importantes no organismo, como a manutenção da saúde óssea.

A recomendação para a ingestão diária de vitamina K é de 90 µg/dia para mulheres e 120 µg/dia para homens. Contudo, essa é tão pouco conhecida que, até agora, não havia uma tabela brasileira de sua presença nos alimentos.

Simone e sua equipe mediram a quantidade de vitamina K presente nas principais hortaliças consumidas pelos brasileiros a fim de estimular o consumo da mesma. Entre os valores encontrados, destacam-se o espinafre cru (404,57 microgramas (µg)/100 g), o repolho verde cru (336,05 µg/100 g) e a rúcula (319,20 µg/100 g).

Os resultados indicaram que a ingestão diária da vitamina K pelos brasileiros está abaixo do recomendado, com 88 µg/dia entre os jovens, 98 µg/dia entre os adultos e 104 µg/dia entre as pessoas com mais de 60 anos.

A pesquisa também comparou a quantidade de vitamina presente nas hortaliças produzidas no Brasil e nos Estados Unidos, e descobriu que os níveis de vitamina K presentes nos vegetais brasileiros são bem menores do que nos vegetais norte-americanos, o que, segundo os pesquisadores, revela a necessidade de aprimorar as técnicas brasileiras de cultivo de vegetais.

Fonte: 30 de setembro de 2013

Falta de vitamina K pode causar sangramentos em crianças. Leia em Boa Saúde

Vitamina K reduz o tempo de coagulação em pacientes que utilizam varfarina. Leia em Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários