Notícias de saúde

Dormir bem pode prevenir o diabetes

02 de setembro de 2013 (Bibliomed). Dormir menos de seis horas por noite pode aumentar o risco de diabetes, não pelo ganho de peso que poucas horas de sono podem trazer, mas sim pelo fato de que o sono pode interferir na resistência à insulina.

Pesquisadores do Los Angeles Biomedical Research Institute, nos Estados Unidos, em parceria com cientistas da Universidade de Sydney, na Austrália, dizem que é necessário dormir a quantidade de horas recomendadas por dia para reduzir o risco de diabetes.

A equipe verificou a sensibilidade à insulina, ou seja, a capacidade de o corpo limpar o açúcar no sangue a partir da corrente sanguínea, em 19 homens não-diabéticos que dormiram cerca de seis horas de sono por noite durante a semana de trabalho, mas dez horas nas noites de fim de semana.

Os resultados mostraram que, quando os voluntários dormiam mais, sua sensibilidade à insulina melhorava, o que sugerem que as pessoas devem dormir um sono regular todos os dias da semana, e não apenas nos finais de semana.

O estudo foi apresentado em uma reunião da Sociedade de Endocrinologia.

Fonte: UPI, 29 de agosto de 2013

Dormir depois do almoço faz bem? Descubra em Boa Saúde

Veja a importância do sono em Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários