Notícias de saúde

Mulher Tem Maior Resistência Muscular Do Que Homem

Por Amy Norton

NOVA YORK (Reuters Health) - Os músculos de homens podem ser maiores do que os de mulheres, mas quando o assunto é resistência, o músculo masculino aguenta muito menos tempo, revela um estudo.

Quando pesquisadores da Universidade do Colorado, em Boulder, testaram a resistência muscular em 16 participantes, eles descobriram que as mulheres resistiram muito mais tempo do que os homens.

Homens e mulheres tiveram que realizar dois exercícios que testavam seus músculos flexores do cotovelo: um em que eles mantinham um de seus braços em uma posição rígida o máximo tempo possível e outro em que uma bolsa com peso era colocada no punho.

Os exercícios eram semelhantes a carregar compras de mercado, disse Sandra Hunter, à Reuters Health.

Hunter e sua equipe descobriram que, embora os homens fossem mais fortes, as mulheres conseguiam manter as contrações musculares por uma período 75 por cento mais longo.

Na verdade, disse Hunter, um "homem grande e corpulento" manteve as posições por somente três minutos, enquanto que uma mulher aguentou por uma hora e meia.

Hunter apresentou as descobertas do estudo na semana passada, em Portland, Maine, durante um encontro da Sociedade Fisiológica Americana.

Pesquisas anteriores apresentaram resultados similares para diversos grupos musculares, no entanto, não se sabe ainda as razões para a maior resistência feminina.

Para tentar compreender os motivos, Hunter e sua equipe mediram a atividade elétrica nos músculos dos participantes enquanto eles praticavam os exercícios. Parecia não haver diferenças na atividade do sistema nervoso central de homens e mulheres.

Hunter acredita que, em vez disso, as mulheres podem ter um melhor fluxo sanguíneo para os músculos, fazendo com que elas estejam menos propensas a cansar rapidamente.

Outras descobertas do estudo reforçam essa teoria: a pressão sanguínea e a frequência cardíaca femininas eram menores do que as de homens durante os exercícios.

A pesquisadora explicou que, como o estrogênio promove o fluxo sanguíneo, as diferenças hormonais podem explicar as diferenças de resistência entre mulheres e homens.

Estudos demonstram ainda que as mulheres resistem por mais tempo durante exercícios aeróbicos do que homens. Segundo Hunter, mais uma vez, o estrogênio pode ser responsável pela vantagem.

O hormônio parece ajudar o corpo a conservar carboidratos, de modo que as mulheres têm mais energia para usar depois.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários