Notícias de saúde

Pesquisadores conseguem travar a Esclerose Lateral Amiotrófica

16 de agosto de 2013 (Bibliomed). Pesquisadores israelenses anunciaram que, pela primeira vez, um estudo conseguiu travar por completo o avanço da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

A ELA é uma doença neurodegenerativa progressiva e fatal, caracterizada pela degeneração dos neurônios motores (células do sistema nervoso central que controlam os movimentos voluntários dos músculos) e com a sensibilidade preservada.

O professor Eldad Melamed ressalta que o problema da ELA e de outras doenças similares é que causam a degeneração das células nervosas até levar o paciente à morte. Segundo o pesquisador, as investigações têm sido difíceis porque não se conhecem os motivos pelos quais os neurônios param de funcionar e iniciam o processo de degeneração, pelo que decidem trabalhar os neurônios depois que deixam de funcionar e iniciam o processo degenerativo e pelo que decidem trabalhar a partir das células estaminais do próprio doente.

Melamed explica que o processo constituiu da retirada de material da medula óssea, que foi limpo e reproduzido em grandes quantidades. Depois, o material foi tratado com um processo químico que se transformou os neurônios e foi injetado na espinha dorsal e nos músculos afetados.

O estudo, realizado no hospital universitário Hadasa Ein Karem, ligado à Universidade de Tel Aviv, conseguiu resultados que oscilam entre ter travado a doença em alguns doentes e ter conseguido detê-la por completo em outros, além de uma ligeira melhora nos músculos degenerados.

Fonte: La Crónica, 13 de agosto de 2013

Tabagismo aumenta o risco de esclerose. Veja em Boa Saúde

Esclerose lateral amiotrófica e esclerose lateral primária são diferentes? Descubra em Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários