Notícias de saúde

Por que existem pessoas pessimistas?

16 de julho de 2013 (Bibliomed). No mundo existem pessoas que procuram ver sempre o lado bom das coisas, por mais difícil que a situação esteja, e outras que nunca conseguem ver esse lado. Mas, por que existe essa diferença?

Pesquisadores do Hospital St Thomas, em Londres, buscando identificar por que algumas são mais positivas e outras mais negativas a respeito da vida, analisaram grupos de gêmeos idênticos, mas com personalidades diferentes.

Os pesquisadores identificaram alguns genes em funcionamento presentes em um dos gêmeos, mas não em seu irmão. Com isso, defende-se que quando se trata de personalidade, cerca de metade das diferenças entre as pessoas são decorrentes de fatores genéticos. Contudo, fatores ambientais, como receber ou não amor materno, fazem com que nossos genes sejam constantemente sendo ajustados, em um processo chamado de epigenética.

Pessoas pessimistas vivem, constantemente, à espera de coisas que podem dar errado, e, geralmente, apresentam mais problemas como estresse e ansiedade. Pesquisadores explicam que o pessimismo vai além de um estado de espírito, é algo que está fortemente ligado à saúde.

Estudo de longo prazo iniciado em 1975 nos Estados Unidos mostrou que pessoas que iniciaram a pesquisa sendo pessimistas viveram, em média, sete anos e meia a menos do que os otimistas.

Fonte: BBC, 13 de julho de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários