Notícias de saúde

Desmaios podem ser genéticos

10 de maio de 2013 (Bibliomed). Algumas pessoas podem perder a consciência ao serem expostas a determinadas situações. Coisas como a visão de sangue, ocorrência de ferimentos, ambientes abafados e momentos de medo podem causar os desmaios, também conhecidos como síncopes.

Apesar de esse fenômeno ser comum, a literatura médica não apresenta uma causa para ele, mas uma nova descoberta pode ajudar pesquisadores a entenderem melhor a questão: os desmaios podem ter uma origem genética.

De acordo com o pesquisador Samuel Berkovic, da Universidade de Melbourne, na Austrália, “25% a 30% das pessoas terão um ou dois desmaios que serão relativamente triviais em suas vidas. (...) Porém, existe uma porcentagem pequena da população que tem desmaios recorrentes, o que pode ser um impedimento significativo em suas vidas”.

Para um estudo, Berkovic e sua equipe entrevistaram 44 famílias com histórico de uma forma comum de desmaios, a síncope vasovagal. Desse número, seis famílias tinham vários membros que desmaiavam, o que sugere que um único gene estava presente nessas pessoas e causando o problema.

Uma análise feita com a maior dessas famílias mostrou uma ligação entre os desmaios e uma região específica no cromossomo 15. Outras duas famílias analisadas também mostravam esse traço. É possível que não exista apenas um gene responsável pelo desmaio, mas muitos.

“A descoberta chave é que o desmaio pode ter uma origem genética, e que ele pode ser herdado em o que é chamado de forma autossômica dominante, o que significa que se você tem o traço, então 50% da sua prole o têm, passando através da família como uma linha dourada”, explica Berkovic.

Os resultados foram publicados no periódico Neurology.

Fonte: My Health News Daily, 15 de abril de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários