Notícias de saúde
30 de abril de 2013 (Bibliomed). A prática regular de atividade física ajuda a reduzir o risco de desenvolvimento de câncer no fígado. A conclusão é de pesquisadores da Universidade de Berna, na Suíça.
O estudo foi realizado com ratos que foram divididos em dois grupos que receberam uma alimentação controle e uma rica em gordura. Os animais foram redivididos em grupos: um que realizou atividades físicas (60 minutos de caminhada em esteira por dia, cinco vezes por semana) e outro sedentário.
Após 32 semanas de exercício regular, 71% dos ratos na dieta controlada desenvolveram tumores maiores que 10 milímetros contra 100% no grupo sedentário. A média do número e volume de tumores de carcinoma hepatocelular (tipo mais comum de câncer de fígado) por fígado também foi reduzida no grupo de exercício em comparação com o grupo sedentário.
De acordo com os pesquisadores, os dados mostram a vantagem significativa de exercício regular sobre o desenvolvimento de carcinoma hepatocelular. Portanto, a prática de atividades físicas regularmente pode ajuda na prevenção dos tumores no órgão.
A pesquisa foi apresentada no International Liver Congress, em Amsterdã.
Fonte: UPI, 28 de abril de 2013
Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.
Veja também