Notícias de saúde

O coração pode sentir cheiros?

09 de abril de 2013 (Bibliomed). O nariz pode não ser o único órgão olfativo no corpo humano. De acordo com uma nova pesquisa, o sangue, os pulmões e o coração também possuem sensores de cheiro.

Quando compostos aéreos de alimentos ingeridos chegam ao nariz eles se unem aos receptores olfativos do cérebro, desencadeando um processo que proporciona a identificação do cheiro.

Pesquisadores acreditavam que esses receptores estavam presentes apenas no tecido mucoso na parte posterior do nariz. Mas novos estudos mostram que elas também podem ser encontradas em outras áreas.

Uma pesquisa mostra, por exemplo, que os espermatozóides possuem esses receptores, o que sugere que talvez eles os utilizem na localização do óvulo. Uma nova descoberta (feita na Universidade de Munique, Alemanha) aponta que as células do sangue são atraídas por moléculas associadas a cheiros específicos

Não se sabe ainda se esses sensores encontrados em outras partes do corpo agem da mesma forma que aqueles encontrados no nariz. Mais estudos são necessários para que os pesquisadores obtenham essa resposta.

A pesquisa foi apresentada na reunião deste ano da American Chemical Society in New Orleans.

Fonte: Live Science, 07 de abril de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários