Notícias de saúde

Calvície no topo da cabeça pode indicar problemas cardíacos

05 de abril de 2013 (Bibliomed). Homens que ficam carecas no topo da cabeça, tipo de calvície conhecido como tonsura, correm mais risco de sofrer com problemas cardíacos. A conclusão é de pesquisadores da Universidade de Tóquio, no Japão, que envolveu 37 mil homens.

Os dados sugerem que os calvos têm 32% mais probabilidade de desenvolver males do coração. Contudo, essas conclusões só podem ser aplicadas em homens com calvície tipo tonsura. As chamadas entradas não apresentam nenhum efeito sobre a saúde cardíaca.

Os pesquisadores ressaltam que hábitos como tabagismo, além da obesidade podem aumentar os riscos. Esses são, também, fatores de risco independentes da calvície. A esses dois se somam elevados níveis de colesterol e hipertensão.

Cerca de 80% dos homens sofrem de algum tipo de perda capilar quando chegam aos 70 anos, mas os sinais aparecem, geralmente, aos 50 anos. De acordo com os pesquisadores japoneses, os homens mais jovens devem adotar estilos de vida mais saudáveis, especialmente aqueles que apresentam perda capilar mais cedo. Entretanto, esses hábitos devem ser adotados por todos os jovens.

Os pesquisadores afirmam que ainda não há uma explicação clara para os resultados do estudo, e que fatores como aumento da sensibilidade aos hormônios masculinos, resistência à insulina e inflamação dos vasos sanguíneos poderiam ser possíveis causas.

Fonte: Diário da Saúde, 04 de abril de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários