Notícias de saúde

Cereal Integral Pode Reduzir Risco de Derrame em Mulher

CHICAGO (Reuters) - Alimentos que contêm cereais integrais como pão preto, certos cereais matinais e mesmo pipoca, com ação comprovada na redução de morte por doenças cardíacas, parecem ter um papel específico na diminuição do risco de derrame em mulheres, afirmou um estudo na terça-feira.

Na pesquisa, pessoas que consumiram a maior quantidade de cereais integrais por dia -- 2,7 porções -- apresentaram um risco 43 por cento menor de derrame isquêmico (acidente vascular cerebral isquêmico) do que aquelas com o menor consumo, de acordo com um estudo publicado esta semana em Journal of the American Medical Association.

O derrame cerebral é o tipo mais comum, causado por uma obstrução, como um coágulo sanguíneo, que reduz o suprimento de sangue para o cérebro.

Normalmente, profissionais de saúde recomendam a ingestão de três porções diárias de cereais integrais. Estudos verificaram, no entanto, que os norte-americanos comem mais grãos processados e refinados, consumindo, em média, somente meia porção de cereais integrais por dia.

"Substituindo grãos refinados por cereais integrais em apenas uma porção por dia pode ter benefícios significativos na redução do risco de derrame isquêmico", disse Simin Liu, do o traduzo? Brigham and Women's Hospital e da Escola Médica Harvard.

O estudo foi realizado com mais de 75.000 enfermeiras norte-americanas, entrevistadas periodicamente durante muitos anos. Elas receberam diversas informações sobre descobertas na área de saúde, incluindo estudos do ano passado relacionando o consumo de cereais integrais a um menor risco de morte e enfermidade por doença cardíaca.

"Estes dados prospectivos dão suporte à noção de que um maior consumo de cereais integrais pode reduzir o risco de derrame isquêmico", concluíram os pesquisadores. O derrame é a principal causa de incapacidade grave e morte entre mulheres, que morrem mais frequentemente de derrame do que homens.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários