Notícias de saúde

Neuróticos podem obter benefícios com sua doença

03 de janeiro de 2013 (Bibliomed). A neurose é uma condição severa e debilitante, mas pesquisadores podem ter descoberto um lado positivo para a doença.

Pesquisadores da Universidade de Rochester (EUA) analisaram dados de um estudo feito com mais de mil americanos que incluíam traços de personalidade e também marcadores biológicos relacionados a doenças, como níveis de colesterol e índice de massa corporal (IMC).

A neurose normalmente está associada a hábitos insalubres. “A maioria dos estudos descobrem que um nível mais alto de neuroticismo está associado a aumento de abuso de substâncias, níveis mais altos de inflamação e aumento de riscos de mortalidade”, explica o Dr. Nicholas Turiano.

Porém, os participantes neuróticos do estudo que foi analisado mostraram traços positivos. Eles eram organizados, esforçados, responsáveis e possuíam autocontrole - traços que representam uma vantagem significativa de saúde.

Neuróticos que eram mais conscienciosos tinham também maiores chances de terem IMCs menores e menores taxas de diagóstico de doenças crônicas. Turiano explica que ele e sua equipe descobriram que “quando as pessoas têm neuroticismo e conscientização altos, a conscientização supera os efeitos negativos do neuroticismo”.

Mais estudos são necessários para uma melhor compreensão dessa questão. Pessoas sofrendo de neurose e enfrentando problemas para controlar a condição podem buscar a manutenção da saúde através da diminuição de níveis de ansiedade e  aprendendo a lidar bem com suas emoções.

Fonte: Live Science, 28 de dezembro de 2012

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários