Folhetos de saúde

Dismenorréia

© Equipe Editorial Bibliomed

1. O que é dismenorréia?

O termo dismenorréia, também conhecido como cólica menstrual, corresponde a uma dor tipo cólica, no baixo ventre, que se relaciona com os períodos menstruais da mulher.

2. Qual a faixa de idade em que mais ocorre a dismenorréia?

A dismenorréia pode ocorrer em qualquer faixa de idade, mas é mais freqüente em adolescentes e em mulheres que nunca tiveram filhos.

3. Existe alguma classificação para a dismenorréia?

Sim. A dismenorréia pode ser classificada em:

  1. Primária ou idiopática, quando não existe nenhuma doença associada com a dor e seu surgimento normalmente se associa com o início dos ciclos menstruais;
  2. Secundária, quando existe alguma doença que justifique a ocorrência da dor e em geral surge mais tardiamente, sendo a endometriose (encontro de células do endométrio – tecido que reveste o útero internamente – fora do local normalmente encontrado) a principal causa.

4. Existe alguma explicação para a dismenorréia primária?

Os fatores que levam ao surgimento da dismenorréia primária ainda não estão esclarecidos totalmente. Ela se origina, em geral, do aumento de substâncias como as prostaglandinas, que promovem uma contração uterina mais intensa, levando a uma diminuição do fluxo de sangue para útero, devido à contração de seus vasos, provocando dor.

5. Como é feito o diagnóstico de dismenorréia?

O diagnóstico de dismenorréia é feito pelo médico, através no exame clínico, coleta de informações sobre a história dos sintomas e perfil emocional da paciente, bem como a realização de exames específicos, como o ultra-som.

6. Qual é o tratamento da dismenorréia?

O tratamento da dismenorréia depende da causa. Se for devido a alguma doença, esta deverá ser pesquisada e tratada. Caso não se descubra uma causa específica e a dismenorréia seja considerada primária, podem ser utilizadas várias medicações e medidas gerais, como a realização de exercícios físicos, mudança da dieta e apoio psicológico.

Entre os medicamentos usados, podemos citar os antiinflamatórios e os anticoncepcionais hormonais. Outras medidas terapêuticas que também podem ser aplicadas são a estimulação elétrica nervosa transcutânea, na qual, através de pequenos choques aplicados na pele, há a liberação de substâncias pelo organismo que diminuem a dor (endorfinas) e a acupuntura.

Lembre-se, somente seu médico poderá aconselhá-la na abordagem desta condição. 

Fonte:

FERREIRA, C.R.C.; FERREIRA, D.C. Dismenorréia in: CAMARGOS, A .F.; MELO, V.H. Ginecologia Ambulatorial, Editora: Coopmed, Belo Horizonte, 2001.