Folhetos de saúde

Entendendo o sono das crianças

© Equipe Editorial Bibliomed

Crianças gostam de passar muito tempo em frente à TV ou ao computador. Afinal de contas, eles atrapalham o sono da criança?

Existem muitos tipos de programação na TV. Conteúdos violentos e filmes de ação podem funcionar como estimulantes, ao passo que programas mais brandos podem não ter qualquer efeito sobre o sono. Internet e jogos, particularmente, deixam a criança em estado de alerta, o que pode atrapalhar a chegada do sono

Quando a criança deve ir pra cama?

A criança deve ter rotinas: hora para tomar banho, jantar, ver TV, e inclusive, dormir. Deixar a criança ir dormir quando ela quer pode desregular o ritmo biológico trazendo dificuldade de seguir o ritmo do resto da casa. A repetição de uma rotina saudável é a melhor maneira de regular o sono de uma criança.

O consumo de alimentos à noite interfere no sono da criança?

Uma refeição volumosa logo antes de dormir pode provocar desconforto, dando origem ao sono de má qualidade. Lanches leves e balanceados, ao contrário, são um hábito saudável que deve ser cultivado. Lembre-se sempre da escovação inegociável dos dentes antes de ir para a cama.

Crianças que acordam chorando possuem algum distúrbio?

Raramente. A menos que esse fenômeno se repita de maneira incontornável, pode ser considerado normal que crianças eventualmente acordem chorando à noite. O choro pode se dever, em grande parte, à escuridão e ao medo de estar só. Atender prontamente ao choro de uma criança à noite pode não ser uma boa idéia em todas as ocasiões, já que pode piorar a sensação de ansiedade se ela não for logo atendida ao acordar uma próxima vez.

Ao dormir, a criança deve ficar no escuro?

O ciclo claro/escuro é importante para que a criança aprenda a diferenciar o dia da noite, a hora de acordar e a hora de dormir. A luz natural deve estar disponível durante o dia. À noite, até que a criança se acostume com a escuridão, pode-se usar o recurso da luz de penumbra, mas isso não deve se tornar um hábito, para não condicionar o cérebro de maneira errada.

É correto ninar a criança no colo?

Ao sentir sono, criança deve se habituar a ir para a cama, e não para o colo. O hábito de ninar a criança no colo pode fazer com que isso se torne um hábito difícil de abandonar no futuro, trazendo dificuldades para a criança, os pais e os coleguinhas.

O que fazer com o sono da tarde?

Muitos especialistas acham saudável um breve período de sono após o almoço e indicam que o rendimento da criança pode melhorar com esse hábito. Mas atenção: à tarde está autorizada uma soneca rápida, e não uma tarde inteira de sono...

Crianças podem dormir com animais de estimação?

Definitivamente não! A presença de um animal no quarto ou na cama cria ou agrava problemas respiratórios e alérgicos, como asma, tosse e rinite, devido aos pêlos e aos ácaros. Além disso, o animal, por mais bem cuidado que seja, traz num contato tão intimo o risco de doenças, como a toxoplasmose.

Fonte: Bibliomed (www.bibliomed.com.br)