Notícias de saúde

Quais os motivos que podem levar à morte repentina de bebês?

13 de dezembro de 2023 (Bibliomed). Pesquisadores descobriram outra pista sobre porque algumas crianças morrem repentinamente durante o sono, e está relacionada a um receptor químico defeituoso no tronco cerebral.

Especialistas disseram que as descobertas fornecem outra peça do quebra-cabeça para entender as causas da síndrome da morte súbita infantil (SIDS).

Ao examinar o tecido cerebral autopsiado, os pesquisadores descobriram que um determinado receptor químico foi alterado no tronco cerebral de bebês que morreram de SIDS, em comparação com bebês que morreram de outras causas.

Acredita-se que o receptor, chamado serotonina 2A/C, desempenhe um papel fundamental em ajudar um bebê adormecido a acordar e respirar fundo em resposta à privação de oxigênio.

Os pesquisadores enfatizam que a biologia subjacente da SIDS é complexa e não se pode dizer que um receptor de serotonina anormal é o único culpado. Acredita-se que existem múltiplos mecanismos em ação, e eles podem variar de uma criança para outra. Mas, pelo menos para algumas crianças que sucumbem à SIDS, a disfunção neste receptor cerebral específico pode ser uma razão.

Fonte: Journal of Neuropathology & Experimental Neurology. DOI: 10.1093/jnen/nlad030.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários