Folhetos de saúde

Espondilite Anquilosante e disfunção sexual em homens

© Equipe Editorial Bibliomed

Quais são os alvos da espondilite anquilosante no organismo?

A espondilite anquilosante é uma doença inflamatória crônica sistêmica que afeta o esqueleto, sendo o seu achado mais característico o acometimento da junção sacrilíaca, e ocasionalmente ocorre acometimento de toda a coluna vertebral e de outras regiões.

Quais as possíveis conseqüências da espondilite anquilosante?

A inaptidão é uma conseqüência das lesões inflamatórias das estruturas mencionadas, sendo os seus principais sintomas a dor, a rigidez, e as restrições físicas. O distúrbio é mais freqüente no sexo masculino.

A doença pode ter outras conseqüências nos homens?

Sim. Buscando avaliar a ocorrência de disfunção sexual conseqüente à espondilite anquilosante, pesquisadores turcos analisaram uma população de homens portadores desta doença. Os resultados de sua pesquisa foram publicados na revista Rheumatology International, em sua edição online.

Como foi organizada esta pesquisa?

Foram estudados 65 pacientes do sexo masculino, com idades entre 20 e 60 anos de (média de 32 anos), portadores de quadro de espondilite anquilosante, e que foram comparados a 45 homens sadios, que se constituíram no grupo controle. Através de respostas a questionários, foi avaliada a ocorrência de disfunção sexual nos participantes.

A esponilite anquilosante afeta a saúde sexual ?

Nos resultados da análise, comparados a indivíduos saudáveis, os pacientes com espondilite anquilosante tiveram uma atividade sexual significativamente menor, menos ereções, e menor satisfação global. Os índices de ejaculação foram também menores. Além disso, foi observado que em pacientes com espondilite, a deficiência orgânica sexual foi associada com depressão e mobilidade limitada.

Isso quer dizer que a espondilite anquilosante leva à maior disfunção sexual em homens?

Sim. Os autores do estudo concluíram que a taxa de incidência de deficiência sexual é mais alta em pacientes portadores de espondilite anquilosante, quando comparados às pessoas saudáveis.

Fonte: Rheumatology International. 2006 Nov 9.