Folhetos de saúde

Gengivite e a Cárie nas Crianças

© Equipe Editorial Bibliomed

Maus hábitos alimentares, a preferência por alimentos açucarados e cariogênicos, e ainda a resistência à escovação fazem das crianças alvos comuns das cáries e da gengivite, trazendo desconforto e custos para a família.

O que causa a cárie?

A cárie é uma erosão no dente causada pela ação de bactérias. Essas bactérias só conseguem danificar os dentes porque encontram um ambiente favorável à sua proliferação, como restos de alimentos. Os açúcares são os restos alimentares que mais favorecem o aparecimento das cáries, pois são fermentados com muito mais facilidade que outros tipos de comida.

Como a cárie progride?

A cárie inicial aparece como uma simples mancha branca no esmalte e é indolor. Se não for tratada progredirá formando uma cavidade que pode, com o tempo, atingir maior profundidade, provocando dores fortes e infecções. Pode formar lesões nos osso e abscessos (uma bolsa de pus) que algumas vezes vazam por uma fístula (furinho na gengiva).

Como a gengivite se forma?

Os restos alimentares não removidos junto com as bactérias da boca formam uma camada sobre o dente chamada de placa bacteriana. Com o tempo esta placa endurece formando uma crosta sobre o dente chamada de tártaro. A placa bacteriana e o tártaro provocam inflamação e/ou infecção na gengiva.

Qual a principal complicação do tártaro e da gengivite?

O tártaro, à medida que aumenta de tamanho, separa o dente da gengiva, causando infecção. Se não for tratada a tempo esta infecção deixa o dente solto causando a sua perda.

Apenas as crianças estão sujeitas a desenvolverem esses problemas?

Não. Tudo isto é provocado por falta de escovação dentária ou escovação incorreta, e ocorre tanto nos adultos como nas crianças. A cárie e os problemas gengivais são as principais causas da perda de dentes.

Apenas a cárie provoca dor nos dentes?

Não. As principais causas da dor de dente são:

  • cárie;
  • dentina exposta devido ao desgaste do esmalte provocado por escovação com muita pressão;
  • dentina exposta por retração (encolhimento) da gengiva;
  • infecção do canal ou pulpite;
  • inflamação da gengiva;
  • traumatismos dentários;
  • extrações e cirurgias.

Como resolver a dor de dente?

O analgésico normalmente é eficaz contra a dor de dente. Desde que tomado sem abuso e por curto período de tempo quase não tem efeitos colaterais. Consulte sempre o dentista ou o médico pois eles são  ele é a pessoa mais indicadas para orientar quanto ao uso correto de um analgésico para aliviar a dor de dentes. Lembre-se que tratar a dor não é tratar o problema: é necessário um tratamento para obter a cura.

Como prevenir esses problemas?

A escovação completa e correta depois de cada refeição e antes de dormir (mesmo sem comer antes) é a principal aliada no combate à carie e à gengivite.

O hábito de bochechar com flúor após a escovação pode ser eficaz, pois o líquido penetra em regiões que não foram higienizadas pela dificuldade de acesso. Hoje, existem no mercado algumas substâncias que além de anti-sépticas contêm flúor.

Lembre-se de consultar-se regularmente com seu dentista.

Fonte: Bibliomed (www.bibliomed.com.br)