Folhetos de saúde

Medicamentos utilizados no tratamento da doença de Crohn

© Equipe Editorial Bibliomed

1. Quais os medicamentos utilizados no tratamento da doença de Crohn?

Para o tratamento da doença de Crohn podem ser utilizados medicamentos imunossupressores (que diminuem as respostas de defesa do organismo), os corticosteróides, os aminossalicilatos, os antibióticos e, mais recentemente, os anticorpos contra fatores que induzem/participam da resposta inflamatória do corpo.

2. Quais são os medicamentos imunossupressores mais utilizados no tratamento da doença de Crohn?

Os medicamentos imunossupressores que podem ser empregados no tratamento da doença de Crohn são a azatioprina, a 6-mercaptopurina e o metotrexato.

3. Quando os imunossupressores podem ser utilizados?

Os imunossupressores (como a azatioprina e o 6-mervaptopurina) podem ser utilizados para a substituição do tratamento com corticosteróides, devido aos menores efeitos colaterais.

4. Quanto tempo leva para que ocorra uma resposta dos imunossupressores no tratamento da doença de Crohn?

Para se obter uma resposta positiva no tratamento da doença de Crohn com os imunossupressores pode ser necessário um período de aproximadamente um a dois meses de utilização desses medicamentos.

5. Quais antibióticos podem ser utilizados para o tratamento da doença de Crohn?

Para o tratamento da doença de Crohn podem ser utilizados o metronidazol, o ciprofloxacino ou mesmo o sulfametoxazol- trimetropim.

6. Quando podem ser prescritos os antibióticos no tratamento da doença de Crohn?

Os antibióticos podem ser utilizados no tratamento da doença de Crohn para se obter o controle ou mesmo evitar a formação de abscessos e o desenvolvimento de doenças na região ao redor do ânus (região perianal). Porém, também não devem ser utilizados por longos períodos, especialmente o metronidazol, devido ao risco de desenvolver efeitos colaterais, como a neuropatia periférica (dor, formigamento, alterações de sensibilidade, etc.).

7. O que é o infliximab?

O infliximab é um anticorpo monoclonal que liga e desliga o fator de necrose tumoral (TNF-a). É um medicamento aprovado pelo FDA nos Estados Unidos para o tratamento da doença de Crohn. Trata-se de uma espécie de anticorpo (célula de defesa do organismo) que provoca a destruição das células responsáveis pela resposta inflamatória do corpo (lembre-se de que a doença de Crohn é uma doença inflamatória).  O monitoramento durante a terapia com essa medicação deve ser constante, devido aos efeitos colaterais a ela associados (piora da insuficiência cardíaca, reativação da tuberculose, etc.).

8. Medicamentos para controlar a diarréia podem ser utilizados?

Os medicamentos para controlar a diarréia podem ser usados, porém somente para as formas leves da doença ou após o tratamento cirúrgico e jamais na formas graves.

Lembre-se, somente seu médico poderá aconselhá-lo na abordagem desta condição. 

Fonte:

PRAKASH, C. Doenças Gastrintestinais in: The Washington Manual of Terapeutics, 31°ed, Guanabara Koogan. RJ, 2005: 355-383.