Folhetos de saúde

Doença de Crohn e Atividade Física

© Equipe Editorial Bibliomed

O que é doença de Crohn?

A doença de Crohn é uma doença inflamatória crônica que afeta inicialmente o trato gastrointestinal, podendo atingir desde a boca até o ânus. A maioria dos pacientes acometidos tem idade jovem (menos de 40 anos), e a doença incide igualmente sobre homens e mulheres.

Qual a causa da doença de Crohn?

A causa dessa doença ainda não é conhecida. Nenhum agente infeccioso ou alimento parece diretamente envolvido na sua etiologia. Acredita-se que vários fatores, genéticos e ambientais, contribuam para a determinação desse quadro.

Como podemos definir atividade física?

Atividade física é qualquer atividade que demande movimento de alguma parte do corpo. Assim, subir uma escada ou mesmo vestir-se depois do banho pode ser considerado uma atividade física. Em medicina, entretanto, chamamos de atividade física um exercício de esforço suficiente para desencadear uma resposta metabólica pré-estabelecida: assim, pequenas atividades do dia-a-dia, mesmo que demandem algum esforço, nem sempre são consideradas como atividade física.

Qual a relação entre Crohn e atividade física?

A doença de Crohn, como já vimos, é multifatorial. Isso significa que vários fatores contribuem para o desenvolvimento do quadro. Nesse sentido, hábitos saudáveis de vida, como atividade física regular, não fumar, não usar bebidas alcoólicas e ter uma alimentação saudável contribuem para uma saúde melhor e assim diminuem o risco de uma pessoa desenvolver doença de Crohn.

Qualquer atividade física tem esse papel?

Não. Cada pessoa é diferente e nesse sentido um programa individualizado de prática de atividade física precisa ser montado com base em peculiaridades de cada paciente. Pessoas idosas podem se beneficiar mais de atividades de baixo impacto, ao passo que indivíduos mais jovens suportam atividades mais intensas com melhor perfil de tolerância.

Qualquer paciente com doença de Crohn pode praticar atividade física?

Não. Apenas após autorizados pelo seu médico é que pacientes com doença de Crohn podem iniciar um programa de treinamento físico. Isso porque pacientes debilitados e que estejam com complicações podem não tolerar bem o estresse induzido p[elo exercício. Pacientes com boa resposta ao tratamento ou que não apresentem comorbidades normalmente toleram bem o exercício e encontram nele fonte de prazer e superação de limites.

Como a atividade física pode interferir sobre o tratamento?

Por contribuir para uma melhor saúde geral, a atividade física contribui para o bem estar e para uma melhor recuperação do organismo a várias doenças, inclusive a de Crohn.

Quais são as atividades físicas recomendadas?

Existe uma ampla gama de atividades que podem ser adotadas como prática regular. A mais simples, barata e acessível é a caminhada, que tem a vantagem de poder ser praticada por quase todas as pessoas, a qualquer momento, em variados locais. Atividades como natação, esportes de grupo e outras modalidades desportivas também são válidas, dependendo da aptidão de cada individuo.

Quando iniciar uma atividade física?

Antes de iniciar uma atividade física é muito importante conversar com o médico com antecedência. Ele irá avaliar cada caso individualmente e opinar sobre as possibilidades. Lembre-se apenas um médico está autorizado a lidar com a doença de Crohn. Esclareça com ele todas as suas dúvidas e compartilhe também suas angústias, caso existam. Este é o primeiro passo para um tratamento bem sucedido.

Fonte: Bibliomed (www.bibliomed.com.br)