Folhetos de saúde

Fator Reumatóide

© Equipe Editorial Bibliomed

O que é o fator reumatóide?

Tecnicamente, o termo fator reumatóide  engloba um grupo de auto-anticorpos das classes IgG, IgM e IgA que têm em comum a capacidade de reagir com diferentes epítopos da porção Fc da molécula da imunoglobulina G humana. Isso significa, em outras palavras, que o fator reumatóide é uma molécula de defesa capaz de identificar e ligar-se a uma molécula do nosso próprio organismo ao invés de se associar as moléculas estranhas, como é de praxe.

Qual a relação do fator reumatóide com a artrite?

Apesar de não estar relacionado de maneira precisa com a artrite, a pesquisa pelo fator reumatóide no sangue pode ajudar muito no seu diagnóstico. Sabe-se disso porque o risco de desenvolvimento de artrite aumenta de forma proporcional ao aumento da concentração de fator reumatóide nas pessoas. Além disso, quem tem artrite e apresenta uma reação positiva para o fator reumatóide corre maior risco de apresentar complicações clínicas e uma pior resposta à terapia.

Os níveis de fator reumatóide podem variar em uma mesma pessoa?

Sim. O fator reumatóide está presente na maioria dos casos clássicos de artrite, embora muitas pessoas possam ter resultados negativos nas fases mais precoces da doença. Durante a fase ativa, são encontradas concentrações mais elevadas, que começam a decair à medida que o paciente evolui para a melhora, mantendo-se positivas em níveis baixos e estáveis e tornando a se elevar nos períodos de reativação da doença. Assim, o fator reumatóide pode ajudar médicos e pacientes a monitorar o comportamento da doença ao longo do tempo.

Apenas na artrite é que o fator reumatóide está presente?

Não. O fator reumatóide está aumentado também em 75 a 95% dos quadros de síndrome de Sjögren, em 50 a 60% dos pacientes com doença mista do tecido conjuntivo (DMTC), em 15 a 35% dos casos de lúpus eritematoso sistêmico (LES), em 20 a 30% dos casos de esclerodermia, em outros casos de colagenoses e em muitas outras patologias, como nefropatia e crioglobulinemia.

Apenas pessoas doentes apresentam fator reumatóide?

Não. Sabe-se hoje que o fator reumatóide não é produzido apenas sob condições patológicas, e uma pequena parcela da população normal, especialmente os idosos, pode apresentar positividade para a substância. Assim, apenas um médico experiente está capacitado a interpretar os exames do fator reumatóide.

Lembre-se: em caso de dúvida consulte sempre seu médico.

Fonte: Bibliomed (www.bibliomed.com.br)