Folhetos de saúde

Timidez, Medo e Ansiedade

© Equipe Editorial Bibliomed

Muitas pessoas se consideram tímidas, relatam dificuldade de falar em público e se relacionar com novas pessoas. Como afinal podemos definir a timidez?

Tecnicamente podemos caracterizar a timidez como a ansiedade que surge em situações sociais.  Nesse contexto, na maioria das vezes em que se fala de ansiedade estamos nos referindo a uma condição médica, uma doença. A timidez, entretanto, não é uma doença.

O medo é uma situação vivenciada por praticamente todas as pessoas em algum momento da vida. Qual seria uma definição correta desse termo?

Muitas vezes a palavra medo é usada incorretamente, seja para descrever a timidez, seja para descrever uma situação em que a pessoa se sente ameaçada a despeito da ausência de ameaça real. O medo é uma experiência subjetiva de perigo e ameaça, e pode ou não ter relação com a realidade, mesmo em situações que não são patológicas.

E a ansiedade, o que é afinal?

A ansiedade é uma característica biológica do ser humano, que antecede momentos de medo, perigo ou de tensão, marcada por sensações corporais desagradáveis, tais como uma sensação de vazio no estômago, coração batendo rápido, nervosismo, aperto no tórax, transpiração, etc. Embora pareça paradoxal, a Medicina encara a maioria das ansiedades como normais.

Como a ansiedade se torna patológica?

Para ser uma condição médica a ansiedade precisa atender a determinados critérios objetivos, tais como: 1) deve ocorrer na maioria dos dias num período mínimo de 6 meses. 2) deve apresentar-se associada a pelo menos três dos seguintes sinais e sintomas: irritabilidade, fatigabilidade, inquietação, tensão muscular, distúrbio do sono, dificuldade de concentração.

O que á a “ansiedade normal” ?

O indivíduo médio apresenta ansiedade normal. É considerado normal que pessoas se sintam ameaçadas onde não existe perigo real, desde que isso ocorra ocasionalmente ou em circunstâncias específicas, e desde que não haja prejuízo significativo. A maioria das pessoas tímidas se situa nesse espectro. Até metade da população preenche alguns dos  critérios de “diagnóstico” da timidez, em suas muitas formas de manifestação.

Pessoas tímidas, ansiosas e nervosas relatam muitas vezes uma sensação de “angústia”. Como podemos definir a angústia?

A angústia não é o mesmo que ansiedade. Ansiedade é um quadro de apreensão geral enquanto a angústia é mais bem caracterizada por uma experiência de sofrimento e dor. A melhor definição da angústia seria a sensação de sofrimento por razões desconhecidas.

Assim como ocorre com a ansiedade, existe uma “timidez patológica” ?

As pessoas que sofrem com a timidez não são consideradas doentes, nem portadoras de quaisquer transtornos mentais, segundo os critérios médicos. A Classificação Internacional de Doenças, elaborada pela Organização Mundial de Saúde, só classifica como transtorno os quadros mais extremos de ansiedade que ocorrem em situações sociais, como por exemplo a Fobia Social e a Ansiedade Social.

Uma pessoa que se sente incomodada por apresentar sensações de ansiedade, angústia ou mesmo por se considerar tímida, precisa de algum cuidado especial?

Se situações como as descritas anteriormente têm se tornado causa de sofrimento ou prejudicado a vida de uma pessoa, está indicada uma consulta médica para esclarecimento de dúvidas ou mesmo para possibilitar o diagnóstico de alguma condição clínica. Lembre-se: apenas um médico capacitado está autorizado a diagnosticar e tratar quaisquer das condições discutidas nesse texto.