Folhetos de saúde

Convivendo com as alergias respiratórias

Equipe Editorial Bibliomed

É possível conviver bem com as alergias respiratórias, desde que pequenos cuidados sejam tomados. Eles podem mudar a vida de um alérgico, seja criança, adulto ou idoso.

O que posso fazer em casa para evitar as alergias?

Cuidados com o ambiente podem ajudar a manter as crises de alergia sob controle. É importante evitar colocar tapetes, carpetes e outros materiais que acumulem muita poeira – o mais recomendável é um chão de material liso (sem frestas e que possa ser limpo com pano molhado). Deixar os cômodos arejados, ensolarados e ventilados também faz diferença. Quanto menor a quantidade de móveis, menos poeira ficará acumulada. Animais de estimação com pêlos, como cachorros e gatos, também podem desencadear as alergias. Brinquedos de pelúcia que soltam pêlos ou possam acumular poeira precisam ser evitados.

As alergias mudam conforme a estação do ano?

Sim. Quem tem problemas com pólen, sente mais os efeitos no organismo na primavera, quando as flores desabrocham. No caso dos poluentes, o inverno costuma ser a pior época, por causa da inversão térmica (fenômeno climático caracterizado pela mudança abrupta da temperatura, aprisionamento da poluição nas camadas baixas da atmosfera).

Praticar esportes cura asma?

Definitivamente não. A prática de esportes apenas faz com que o organismo fique mais preparado para lidar com as crises, quando elas acontecerem. A natação é um bom esporte para alérgicos, desde que não haja alergia ao cloro comumente usado em piscinas. Correr, caminhar e praticar ioga também são exercícios frequentemente recomendados.

A poluição piora a alergia?

Definitivamente sim. No ar poluído estão suspensas partículas pequenas que, quando aspiradas, podem provocar irritação na mucosa que reveste o nariz, a garganta, a traquéia, os brônquios e os alvéolos dos pulmões.

Existe relação entre estresse e alergia?

Sim, existe. Já está cientificamente comprovado que o organismo submetido ao estresse constante tem seu sistema imunológico afetado, ficando mais fragilizado e susceptível. Por esse motivo, é comum aparecerem crises alérgicas quando uma pessoa está muito cansada, com muitas preocupações, submetida a estresse.

Lembre-se: se você tem problemas com alergias, apenas seu medico pode orientar como lidar com essa situação. Não tome remédios por conta própria e procure consultar-se regularmente.

Fonte: Bibliomed (www.bibliomed.com.br)