Folhetos de saúde

Doença de Crohn: características

 © Equipe Editorial Bibliomed

1. O que é a doença de Crohn?

A doença de Crohn, também conhecida como ileíte regional, consiste de uma doença inflamatória intestinal.

2. Em que parte do corpo ocorre com mais freqüência a doença de Crohn?

A doença de Crohn ocorre mais freqüentemente em uma parte do intestino delgado chamada íleo terminal, daí o outro nome para a doença. Porém, ela também pode se manifestar em outras partes do tubo digestivo, como a boca e estomago.

3. O que causa a doença de Crohn?

Não existe uma causa concreta sobre a doença de Crohn, mas sabe-se que provavelmente ela é resultante da combinação de três fatores principais:

• Fatores genéticos;
• Fatores imunológicos;
• Fatores ambientais.

4. Quais são os sintomas da doença de Crohn?

A doença de Crohn manifesta-se principalmente por um quadro de diarréia (presente em praticamente todos os pacientes), dor no abdome (que pode estar também associada à distensão/inchaço da barriga) e perda de peso (devido às alterações na absorção dos nutrientes pelo intestino, entre eles a vitamina B12, quando existe o acometimento da região do íleo terminal), sendo que cada um desses sintomas pode se manifestar de uma forma mais acentuada que o outro em uma determinada pessoa. Febre baixa também pode estar presente. De acordo com do comprometimento, localização e extensão das lesões da doença de Crohn, pode ocorrer a formação de fístulas, uma pseudo-obstrução intestinal, e ocorrência de diarréias com muco e sangue.

5. O que acontece no intestino da pessoa quando ela tem a doença de Crohn?

O que se observa é a formação de pequenas lesões tipo úlceras, rasas, entremeadas por regiões normais. Com a evolução da doença, pode-se notar o desenvolvimento de um estreitamento das alças intestinais acometidas, bem como uma maior rigidez das mesmas, devido à cicatrização das úlceras.

6. Como é feito o diagnóstico da doença de Crohn?

O diagnóstico da doença de Crohn é feito a partir de exames de imagem (RX e, em alguns casos, a endoscopia).

7. A doença de Crohn tem cura?

Grande parte dos pacientes com a doença de Crohn terá novamente os sintomas da doença após meses ou anos, independentemente do tratamento realizado (acredita-se que 30% a desenvolverão o quadro de novo em um ano, e 50% após dois anos do tratamento). Assim, a cura definitiva  não é obtida.

8. Qual a possível conseqüência da doença de Crohn?

Uma das possíveis conseqüências da doença de Crohn é o provável desenvolvimento de câncer de intestino (colorretal).

9. Qual o tratamento da doença de Crohn?

Primeiramente, deve-se realizar um controle nutricional. Associado a isso, o tratamento pode ser feito através de cirurgia (retirada da área acometida pelas lesões) e/ou a associação de medicamentos, como os corticóides e a sulfasalazina.

Lembre-se, somente seu médico poderá aconselhá-lo na abordagem desta condição. 

Fontes:

PRAKASH, C. Doenças Gastrintestinais in: The Washington Manual of Terapeutics, 31°ed, Guanabara Koogan. RJ, 2005: 355-383.

MOTA, J. A.C.; LEÃO, E.; FERREIRA, R. A. Dor abdominal in: LEÃO, E.; MOTA, J. A . C.; CORRÊA, E.J; VIANA, M.B. Pediatria Ambulatorial, 4° ed. COOPMED, 2005: 356-365.

JÚNIOR, W.J.S. Doença intestinal inflamatória in: Goldman, L.; Bennett, J. C. Cecil – Tratado de Medicina Interna, 21°ed. Guanabara Koogan. RJ, 2001: 801 –809.