Folhetos de saúde

Artrite reumatóide – Síndrome de Felty

© Equipe Editorial Bibliomed

O que é a Síndrome de Felty?

 A síndrome de Felty é uma condição caracterizada pela associação de três manifestações clínicas: (1) artrite reumatóide crônica, (2) aumento do baço (esplenomegalia) e (3) redução da contagem sanguínea de células de defesa (neutropenia).

Comumente a síndrome aparece nas fases mais tardias da artrite reumatóide, associada à presença de fator reumatóide no sangue. Muitas vezes o paciente é surpreendido com essas manifestações, num estágio em que acredita que a doença já acabou, pois ela pode surgir após um longo período sem qualquer sintoma clássico da artrite reumatóide.

Quais as manifestações clínicas?

Além da tríade acima citada (artrite reumatóide crônica, esplenomegalia e neutropenia), o portador da síndrome costuma apresentar ínguas em locais diversos, aumento do fígado (hepatomegalia), febre, redução do peso corporal, anemia e redução da contagem sanguínea de plaquetas.

Em alguns casos há aumento da pigmentação das pernas, com o surgimento de manchas, e até ulcerações do local.

Pode haver complicações potencialmente graves da síndrome, especialmente relacionadas à redução das células de defesa no sangue. Isso produz maior susceptibilidade a infecções bacterianas de repetição.

Alguns casos de malignidades dos linfócitos, os quais são outro tipo de células de defesa do organismo presentes no sangue, podem simular a síndrome de Felty. Dessa forma, é importante a correta identificação da doença, a fim de se excluir condições com potencial de evoluir a câncer.

Qual o tratamento?

O tratamento da síndrome de Felty baseia-se no controle das manifestações clínicas eventualmente presentes. Dessa forma, deve haver controle adequado da artrite reumatóide a fim de se evitar maior gravidade da síndrome.

A retirada cirúrgica do baço pode contribuir para aumentar a contagem sanguínea das células de defesa do organismo. Todavia, infelizmente, nem todos os pacientes obtém melhora mesmo com a retirada do baço. Quando há sucesso da tentativa, com aumento do número de neutrófilos, há redução da chance do paciente desenvolver infecções bacterianas.

Com o controle das principais manifestações da doença, os sintomas constitucionais costumam ceder em variável período de tempo.

Lembre-se: somente seu médico poderá orientá-lo em relação a esta condição.

Fonte:

Arnett FC. Artrite reumatóide. In: Goldman L, Bennet JC. CECIL Tratado de Medicina Interna. 21a ed, editora Guanabara Koogan S.A. RJ, 2001: 1662 – 1670.