Folhetos de saúde

Ansiedade e qualidade de vida

© Equipe Editorial Bibliomed

O que é qualidade de vida?

Qualidade de vida é um assunto muito comentado atualmente, e igualmente difícil de definir. Podemos pensar em qualidade de vida como a capacidade de sentir bem-estar durante o exercício das nossas atividades cotidianas.

Por que é tão difícil ter qualidade de vida hoje em dia?

A globalização tem provocado maior concorrência, exigência do mercado de trabalho e preparo cada vez maior para se manter a sobrevivência. Os fatores externos que exigem cada vez mais uma adaptação social, exigem também maior desempenho físico e psíquico, muitas vezes contrariando nossa capacidade biológica de funcionamento.

Quais são os principais problemas que a rotina de vida moderna nos traz?

A luta pela sobrevivência nas grandes cidades afeta muitas nas nossas necessidades: alimentação adequada, necessidade mínima de sono, atividades físicas regulares, descanso, relacionamento afetivo, sexual e social.

Que outros fatores contribuem para uma vida estressante?

Temos também que adaptarmo-nos, ocasionalmente ou continuamente, aos acontecimentos de nossa vida cotidiana, como por exemplo: doença pessoal, doença na família, separação conjugal, morte de uma pessoa querida, crise financeira, etc. Estes fatores, denominados atualmente fatores estressores, exigem bom desempenho psíquico e físico.

De que maneira a ansiedade pode interferir na qualidade de vida?

Os distúrbios emocionais, de maneira geral, pioram a qualidade de vida e, dependendo do tipo, intensidade ou do tempo de comprometimento, podem provocar maior ou menor prejuízo em nossas vidas. Os transtornos da ansiedade pioram a qualidade de vida e não devemos nos esquecer que raramente a ansiedade é um transtorno isolado.

Que outros problemas podem se associar à ansiedade?

São muitos os problemas que podem acompanhar a ansiedade, como por exemplo: Pânico com Agorafobia, Pânico com Agorafobia e Fobia Específica, Transtorno Obsessivo Compulsivo com Depressão (que pode estar associada a qualquer transtorno ansioso) e outras associações. Essas associações são denominadas comorbidades e são muito importantes na evolução dos transtornos.

Como fazer para que a ansiedade não comprometa a qualidade de vida?

O tempo de evolução e o nível de gravidade influenciam de forma decisiva a qualidade de vida. Um diagnóstico precoce e preciso, um tratamento eficaz realizado por médico capacitado e o acompanhamento pelo prazo necessário são imprescindíveis para obterem-se melhores resultados e menores prejuízos. Sabe-se também que, mesmo após o tratamento ter sido finalizado, estudos atualizados sugerem que o seguimento das pessoas acometidas, por longos períodos, pode diminuir o número de recaídas e a tendência à cronificação com subseqüente piora da qualidade de vida.

Fonte: Ambulatório de Ansiedade da Faculdade de Medicina da USP
http://www.amban.org.br/qualidade.asp?hyperlink=qualidade&qualidade=true