Folhetos de saúde

Apnéia do sono

© Equipe Editorial Bibliomed

O que é a apnéia do sono?

A apnéia obstrutiva do sono é uma doença caracterizada pela recorrência de episódios de obstrução das vias respiratórias superiores, que ocorrem durante os períodos de sono.

Estima-se que 2% a 5% da população adulta apresente tal distúrbio. A doença é mais comum em indivíduos do sexo masculino, de meia-idade ou idosos.

Como se faz o diagnóstico?

A detecção da apnéia do sono é baseada em dados clínicos, tanto relatados pelo doente quanto pelo companheiro de quarto.

A apresentação típica é caracterizada pela presença de roncos fortes capazes de despertar o doente várias vezes durante a noite, com sensação de falta de ar. Estes eventos podem ocorrer centenas de vezes durante a noite, produzindo intensa fragmentação do sono, o que é responsável pelo aparecimento de sonolência diurna e redução do rendimento no trabalho.

Os episódios de apnéia do sono são agravados pelo uso de álcool antes de deitar, bem como pelo uso de medicação sedativo-hipnótica. O doente relata que a pior posição para dormir é a de barriga para cima, uma vez que ela piora a intensidade dos sintomas.

Os portadores da doença são geralmente indivíduos obesos. Quando examinados, o médico usualmente verifica obstrução das vias aéreas altas, que podem ser causadas por anormalidades anatômicas, tais como inchaço das partes moles do fundo da boca ou de dentro do nariz, língua excessivamente grande, amígdalas aumentadas de tamanho.

As crises de falta de ar duram em média vinte a trinta segundos, porém alguns doentes podem apresentar episódios mais longos. Como auxiliar no diagnóstico da apnéia obstrutiva do sono podem ser solicitados alguns exames, especialmente a monitorização respiratória do paciente durante o período de sono.

O doente também pode se queixar de insônia, dor de cabeça pela manhã logo ao acordar e boca seca ao acordar. Nas crianças é possível visualizar as retrações no peito que denotam o esforço respiratório produzido pela falta de ar.

Qual o tratamento?

A terapia consiste na adoção de medidas preventivas, tais como a perda de peso e a interrupção do uso de bebidas alcoólicas.

Quando se verifica obstrução das vias aéreas altas por causa anatômica, tal obstrução deve ser corrigida cirurgicamente.

A falta de ar pode ser controlada com o uso de máscaras que fornecem oxigênio e auxiliam o processo respiratório.

Lembre-se, somente o médico poderá orientá-lo na abordagem desta condição.

Fontes:

Simon RP, Sunseri MJ. Distúrbios do sono e do despertar. In: Goldman L, Bennet JC. CECIL Tratado de Medicina Interna. 21a ed, editora Guanabara Koogan S.A. RJ, 2001: 2265 – 2269.

Martinez D. Dissônias. In: Martinez D. Prática da Medicina do Sono. Editora FUNDO EDITORIAL BYK, SP, 1999: 115 – 122.