Folhetos de saúde

Unhas Encravadas

© Equipe Editorial Bibliomed

O que são unhas encravadas?

Unhas encravadas são unhas que erram seu caminho natural e que crescem em direção à pele, causando dor e inflamação. Em muitos casos, o machucado da unha encravada pode infeccionar, mas alguns cuidados simples podem ajudar a resolver o problema, como veremos a seguir.

Como o problema começa?

As unhas podem encravar quando parte da unha empurra a pele do canto do dedo do pé. Geralmente, as causas podem ser sapatos muito apertados, que desviam o caminho natural de crescimento da unha. Quando uma unha encrava, o dedo torna-se sensível ao tato, vermelho e inchado.

Que cuidados devem ser tomados por quem tem unhas encravadas?

Coloque o dedo de molho

Coloque o pé de molho durante 20 minutos duas vezes ao dia em água morna com um pouco de sabão bactericida. Enquanto o pé estiver de molho faça uma massagem sobre a parte inflamada da cutícula.

Se um médico prescrever uma pomada, use-a.

Aplique a pomada prescrita pelo médico conforme indicado na receita: normalmente isso é feito pelo menos três vezes ao dia. Ela ajuda a manter a área inflamada com menor risco de infecções.

Não use sapatos.

Calce sandálias ou deixe o pé descalço o máximo possível para evitar a pressão sobre a unha. Mas quando tiver que usar sapatos fechados, proteja a unha encravada da seguinte maneira:

- Se o lado interno estiver machucado, coloque uma esponginha presa com fita adesiva entre o dedão e o outro dedo a fim de evitar que fiquem se tocando.

- Se o lado machucado for o externo, coloque uma esponginha com fita adesiva na parte externa do dedão para evitar que a unha fique tocando a parede do sapato.

Como posso prevenir as unhas encravadas?

Previna a recorrência das unhas encravadas desfazendo-se dos sapatos de bico fino ou que ficaram apertados. Corte as unhas retas deixando os cantos.

Procure ajuda médica imediatamente se:

- Tiver febre.
- Observar estrias avermelhadas que se estendem além do dedo.
- O pus ou a secreção amarelada aparecerem ou aumentarem.
- A cutícula não sarar completamente após 2 semanas.
- Tiver outras perguntas e preocupações.

Fonte: Bibliomed (www.bibliomed.com.br)