Exames de rotina

Periodicamente seu médico solicita alguns exames para que possa fazer uma análise mais completa de seu quadro de saúde.

Neste especial, Boa Saúde lista alguns dos principais exames médicos com ilustrações e informações para ajudá-lo a entender melhor esses procedimentos de rotina.

Os exames estão classificados em ordem alfabética (navegue através das letras iniciais abaixo):

Uretrografia (código da AMB para uretrocistografia de adulto: 4.08.07.05-3; e código da AMB para uretrocistografia de criança: 4.08.07.06-1)

O que é o exame: consiste na injeção de um meio de contraste radiopaco na uretra para obtenção de imagens radiográficas em diversas incidências. A uretra pode ser visualizada radiologicamente por injeção retrógrada do contraste (pelo orifício externo da uretra) ou de forma anterógrada a partir de uma uretrocistografia miccional. Ainda pode ser obtida uma uretrografia anterógrada fazendo-se radiografias à medida que o paciente urina no final de uma urografia excretora, quando a bexiga é preenchida por meio de contraste.

Para que serve: em mulheres, pode auxiliar na detecção de divertículos que não são detectados pela cistoscopia; em homens, auxilia na detecção de divertículos, estenoses uretrais, cavidades de abscesso, fístulas e anormalidades da próstata. A técnica anterógrada é exigida quando há suspeita de lesões da uretra posterior – por exemplo, válvulas de uretra posterior. A técnica retrógrada é mais útil para o exame de uretra anterior em homens (peniana).

Riscos: envolvem o uso de contraste iodado, que são potencialmente tóxicos aos rins e podem causar reações alérgicas de intensidade variada, conforme a susceptibilidade de cada indivíduo.

Figura 1: Uretrografia

Fonte:

- PAUL, Lester W.; JUHL, John H; CRUMMY, Andrew B; KUHLMAN, Janet E. Interpretação radiológica. 7.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, c2000. 1186 p.

- SMITH, Donald R. (Donald Ridgeway); TANAGHO, Emil A; MCANINCH, Jack W. Urologia geral de Smith. 16. ed. Barueri, SP: Manole, 2007 844 p.