Exames de rotina

Periodicamente seu médico solicita alguns exames para que possa fazer uma análise mais completa de seu quadro de saúde.

Neste especial, Boa Saúde lista alguns dos principais exames médicos com ilustrações e informações para ajudá-lo a entender melhor esses procedimentos de rotina.

Os exames estão classificados em ordem alfabética (navegue através das letras iniciais abaixo):

Biópsia de pulmão com agulha (código AMB: Biópsia

Outras denominações: Biópsia por aspiração com agulha fina, Biópsia por aspiração transtorácica com agulha, aspiração percutânea com agulha.

Material a ser analisado: amostra de tecido, células ou líquidos, obtidos por aspiração, após punção.

Objetivo do exame: Obter uma amostra de tecido (biópsia), para efetuar diagnóstico, no caso de massas pulmonares localizadas, como por exemplo o câncer de pulmão ou infecções.

Preparação prévia do paciente: Jejum de sólidos e líquidos, durante seis a doze horas, antes do procedimento. Será realizada anestesia local, no lugar onde se efetuará a punção.

Procedimento do exame: Inicialmente o paciente é colocado em decúbito lateral ou ventral, de acordo com a localização do tecido a ser biopsiado. Em seguida se realiza anestesia local da pele, derme e músculos da parede torácica e uma vez inserida a agulha na região, se obtém uma amostra, por aspiração com uma seringa.

Para direcionar o procedimento, se utiliza um aparelho de tomografia, ou uma tela de radioscopia, para guiar a agulha até o lugar desejado.

A amostra obtida é enviada ao laboratório de patologia, para um exame microscópico, e também se realiza um cultivo bacteriológico, para identificar microorganismos.

Depois do exame é efetuada uma radiografia de tórax, para descartar o aparecimento ou não de um pneumotórax.

O paciente permanece em repouso durante algumas horas, com controle periódico de temperatura, freqüência respiratória e pressão arterial. Após o procedimento, se recomenda um repouso relativo, por um período de 24 horas.

Fatores que podem alterar os resultados: Erro na localização da ponta da agulha dentro da lesão.

Interpretação: O exame histológico das amostras obtidas pela Biópsia pode ajudar a detectar uma infecção, ou diagnosticar câncer de pulmão e determinar seu tipo histológico ou diagnosticar o tipo de inflamação ou infecção.

Fontes:

- Manual de exames: Instituto de Patologia clinica Hermes Pardini 2003/2004

- A clínica e o laboratório - Alfonso Balcells Gorina, Medsi Editora 1996

- Henry: Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods, 20th ed., 2001.