Exames de rotina

Periodicamente seu médico solicita alguns exames para que possa fazer uma análise mais completa de seu quadro de saúde.

Neste especial, Boa Saúde lista alguns dos principais exames médicos com ilustrações e informações para ajudá-lo a entender melhor esses procedimentos de rotina.

Os exames estão classificados em ordem alfabética (navegue através das letras iniciais abaixo):

Cromatina sexual (código da AMB 4.03.12.02-0)

O que é o exame: método de avaliação genética que consiste na coleta de raspado da mucosa oral com espátula de madeira ou lâmina de vidro, sem ferir a boca do paciente, para coleta de material que será pesquisado por análise citológica visando a detecção da cromatina sexual.

Para que serve: determinar o sexo genético do indivíduo, na suspeita, por exemplo, de síndrome de Turner e síndrome de Klinefelter. O exame está indicado em casos em que há incerteza quanto ao sexo do paciente (genitália ambígua), em mulheres com deficiência de crescimento e/ou amenorréia (ausência de menstruação) primária e em homens com azoospermia (ausência de produção de espermatozóides) ou oligozoospermia acentuada.

- O número de corpúsculos de Barr (cromatina sexual) por célula é sempre um a menos do que o número de cromossomos X. Assim, homens normais (cariótipo XY) não possuem corpúsculo de Barr; mulheres normais (cariótipo XX) possuem um corpúsculo por célula; portadores de síndrome de Turner (indivíduos do sexo feminino com cariótipo X0) não possuem o corpúsculo; e portadores de síndrome de Klinefelter (indivíduos do sexo masculino com cariótipo XXY) possuem um corpúsculo por célula.

Fonte: - Manual de Exames e Serviços 2006/2007 – Instituto Hermes Pardini.

- Jorde, Lynn B. Genética médica. 3.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, c2004 415 p.