Exames de rotina

Periodicamente seu médico solicita alguns exames para que possa fazer uma análise mais completa de seu quadro de saúde.

Neste especial, Boa Saúde lista alguns dos principais exames médicos com ilustrações e informações para ajudá-lo a entender melhor esses procedimentos de rotina.

Os exames estão classificados em ordem alfabética (navegue através das letras iniciais abaixo):

Mielograma (código da AMB 4.03.04.89-2)

O que é o exame: consiste na realização de punção aspirativa em medula óssea, após anestesia local, em geral em osso da crista ilíaca ou esterno, conforme indicação de cada caso. É utilizada uma seringa especial para o procedimento, capaz de perfurar o córtex ósseo e atingir sua medula. O material puncionado é colocado em lâminas para ser submetido a exame microscópico direto.

Para que serve: permite avaliar a produção de células do sangue pela medula óssea, avaliando se há presença de células malignas. É feito estudo do amadurecimento das diferentes séries celulares normais ou da presença de células anormais, para diagnóstico de citopenias, leucocitoses, trombocitoses, gamopatias monoclonais, neoplasias, patologias hematológicas, metástases infiltrativas e infecções e parasitoses que podem acometer a medula óssea (por exemplo, leishmaniose visceral ou calazar).

- Uma importante indicação de mielograma são as leucemias, sendo útil para seu diagnóstico, classificação e avaliação da resposta à quimioterapia. Na leucemia há um grande quantidade de blastos (células malignas) no interior da medula óssea.

Fonte: - Manual de Exames e Serviços 2006/2007 – Instituto Hermes Pardini.

- A clínica e o laboratório - Alfonso Balcells Gorina, Medsi Editora 1996.