Exames de rotina

Periodicamente seu médico solicita alguns exames para que possa fazer uma análise mais completa de seu quadro de saúde.

Neste especial, Boa Saúde lista alguns dos principais exames médicos com ilustrações e informações para ajudá-lo a entender melhor esses procedimentos de rotina.

Os exames estão classificados em ordem alfabética (navegue através das letras iniciais abaixo):

BNP – peptídeo natriurético cerebral (código da AMB 4.03.02.77-6)

O que é o exame: coleta de sangue para a dosagem da concentração de peptídeo natriurético cerebral (BNP: brain natriuretic peptide), um marcador de função miocárdica.

Para que serve: a dosagem de BNP auxilia no diagnóstico, monitorização do tratamento e definição do tratamento de insuficiência cardíaca congestiva, sendo um marcador mais sensível e específico de alterações cardíacas que outros peptídeos natriuréticos (como o peptídeo natriurético atrial – ANP). O BNP é secretado em resposta a estresse hemodinâmico, particularmente aumento da pressão intracardíaca e estiramento das fibras miocárdicas. Em paciente com dispnéia (dificuldade respiratória), a elevação do BNP pode apontar a insuficiência cardíaca como fator causal. O BNP aumenta tanto na insuficiência cardíaca por disfunção sistólica, quanto na insuficiência cardíaca por disfunção diastólica, não havendo, entretanto, como diferenciar os dois tipos com base no valor de BNP.

- Alguns estudos iniciais demonstram que o BNP pode se tornar um marcador promissor para ajuste da terapia e acompanhamento da resposta terapêutica em portadores de insuficiência cardíaca, internados ou em atendimento ambulatorial.

Valor de referência: < 100 pg/mL

Instruções para a realização do exame: não é necessário jejum.

Fonte: - Manual de Exames e Serviços 2006/2007 – Instituto Hermes Pardini.

- Henry: Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods, 20th ed., 2001.

- Martins, Herlon Saraiva. Emergências clínicas: abordagem prática. 2.ed. ampl., rev. Barueri, SP: Manole, 2006.