Exames de rotina

Periodicamente seu médico solicita alguns exames para que possa fazer uma análise mais completa de seu quadro de saúde.

Neste especial, Boa Saúde lista alguns dos principais exames médicos com ilustrações e informações para ajudá-lo a entender melhor esses procedimentos de rotina.

Os exames estão classificados em ordem alfabética (navegue através das letras iniciais abaixo):

Angiotomografia de aorta - abdominal e torácica (código da AMB 4.10.01.18-4 e 4.10.01.17-6)

O que é o exame: método de imagem que utiliza radiação emitida por um equipamento de tomografia computadorizada e um material de contraste com injeção intravenosa. Múltiplas imagens são detectadas por receptores, permitindo a visão da aorta abdominal e/ou torácica em vários níveis, após reconstrução em computador.

Para que serve: investigação de doenças da aorta abdominal e torácica, como estenoses, aneurismas e dissecções. O exame é muito sensível à presença de cálcio na parede arterial.

Instruções para a realização do exame: objetos metálicos devem ser removidos. O médico deve ser informado pelo paciente em caso de história de doença cardíaca, asma, diabetes, doença renal ou problemas tireoideanos, pois são condições que podem aumentar o riso de efeitos adversos do contraste. Mulheres devem informar a possibilidade de gravidez por se tratar de um exame que utiliza radiação.

Fonte: - Radiological Society of North America, Inc. (RSNA).

- HAAGA, John R. (John Robert). Tomografia computadorizada e ressonância magnética do corpo humano. 3ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, c1996. 2v.