Narcisistas não admitem seus próprios erros

Comment

Comportamento

Além de acreditarem que são melhores e mais merecedores do que as outras pessoas, os narcisistas não reconhecem seus próprios erros e, em consequência, não aprendem com eles. É o que sugere estudo da Oregon State University (OSU)-Cascades, nos Estados Unidos.

De acordo com os pesquisadores, quando uma pessoa é confrontada com um resultado ruim devido às suas decisões, a maioria das pessoas se pergunta “o que eu poderia ter feito de maneira diferente para evitar esse resultado?", enquanto que um narcisista na mesma situação diria algo como “ninguém poderia ter previsto isso”.

No estudo, os pesquisadores realizaram uma série de experimentos com diferentes grupos de pessoas, incluindo alunos, funcionários e gerentes com experiência significativa em contratação. Os autores do estudo disseram que quando os narcisistas previram um resultado corretamente, eles sentiram que era mais previsível do que os não narcisistas, mas quando previram incorretamente, os narcisistas sentiram que o resultado era menos previsível do que os não narcisistas. Em ambas as situações, os narcisistas não sentiram necessidade de fazer algo diferente ou de se engajar em uma autoanálise que pudesse beneficiá-los em futuras decisões.

Os pesquisadores explicam que todo mundo tende a se envolver em algum nível de pensamento de autoproteção, em que o sucesso é atribuído aos próprios esforços e os fracassos são atribuídos a forças externas. Já nos narcisistas, esses sentimentos são exacerbados, sendo que eles não conseguem perceber sua parcela de culpa no fracasso.

Fonte: Journal of Management. DOI: 10.1177/0149206320929421.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *