Não fazer sexo pode resultar em menopausa precoce

Comment

Comportamento Saúde da mulher

Quanto menos sexo a mulher faz, maior a probabilidade de ela desenvolver menopausa precoce. É o que mostra estudo realizado pela University College London, no Reino Unido. Publicada na Royal Society Open Science, a pesquisa sugere que as mulheres que relatam praticar atividades sexuais semanalmente – incluindo relações sexuais, sexo oral, toques e carícias ou masturbação – tiveram 28% menos chances de ter menopausa precoce.

As descobertas são baseadas em uma análise do Study of Health Women’s Across the Nation (SWAN), dos EUA, o maior estudo de coorte disponível para pesquisar aspectos da transição da menopausa. Os dados coletados de 2.936 mulheres recrutadas para o estudo SWAN em 1996-97.

As entrevistas foram realizadas durante um período de dez anos, durante o qual 1.324 (45%) das mulheres experimentaram uma menopausa natural, com idade média de 52 anos. Em média, as participantes tiveram dois filhos. Além disso, 78% eram casadas ​​ou tinham um relacionamento e 68% moravam com o parceiro.

Segundo a North American Menopause Society, durante a transição da menopausa, as mulheres experimentam os efeitos físicos da queda dos níveis de estrogênio, como ondas de calor, suores noturnos e secura vaginal. Esses efeitos podem minar a motivação e a motivação sexual.

Embora não esteja diretamente relacionada à menopausa, a diminuição da testosterona relacionada à idade também pode reduzir o desejo por sexo em mulheres na meia-idade, pois o hormônio desempenha um papel no desejo e na sensação sexual.

Para o estudo atual, as participantes foram convidadas a responder a várias perguntas, incluindo se haviam praticado sexo com seu parceiro nos últimos seis meses, a frequência do sexo, inclusive se praticavam relações sexuais, sexo oral, toque sexual ou carinho nos últimos seis meses e se eles se masturbaram nos últimos seis meses.

O padrão mais frequente de atividade sexual foi semanal (64%). Depois de modelar a relação entre a frequência sexual e a idade da menopausa natural – e controlar o nível de estrogênio, educação, índice de massa corporal, raça, hábitos de fumar, idade na primeira ocorrência da menstruação, idade na primeira entrevista e saúde geral – eles descobriram que mulheres de qualquer idade que faziam sexo semanalmente tinham 28% menos probabilidade de sofrer menopausa em comparação com aquelas que faziam sexo menos que mensalmente.

Da mesma forma, aqueles que fizeram sexo mensalmente tiveram uma probabilidade 19% menor de experimentar menopausa em qualquer idade, em comparação com aqueles que fizeram sexo menos que mensalmente.

Os autores também testaram se a convivência com um parceiro masculino – e a exposição à feromônios masculinos – atrasava a menopausa. Eles não encontraram correlação, independentemente de o homem estar presente na casa ou não.

Os pesquisadores explicam que a menopausa é inevitável para as mulheres, e não há intervenção comportamental que a impeça. Contudo, os resultados encontrados no estudo são uma indicação inicial de que o momento da menopausa pode ser adaptável em resposta à probabilidade de engravidar.

Fonte: Royal Society Open Science. DOI: 10.1098/rsos.191020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *