Mães são privadas de primeiros contatos com os filhos

2 Replies

Comportamento

11july00A Organização Mundial da Saúde recomenda que toda mãe tenha, na medida do possível, contato precoce com o recém-nascido e que o aleitamento materno ocorra na primeira meia hora após o parto. Contudo, estudo realizado pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP), mostrou que essa realidade está longe de boa parte dos partos brasileiros.

A pesquisadora Monise Martins da Silva analisou as práticas de profissionais de saúde no momento do parto na maternidade da Santa Casa de Misericórdia da cidade de Passos, em Minas Gerais, e descobriu que apesar de médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e psicólogos terem consciência da importância do contato precoce (onde o recém-nascido é colocado nu, de barriga para baixo, sobre o peito da mãe imediatamente após o parto) e do aleitamento materno logo após o nascimento, esses se preocupam mais com outros procedimentos, como o corte do cordão umbilical e o aquecimento do bebê, do que em promover a interação mãe-bebê.

O estudo revelou, ainda, que grande parte dos profissionais afirmou que muitas mulheres não estão em condições de opinar sobre o que é melhor para elas e para os recém-nascidos no momento do parto.

Por fim, o estudo de Monise mostrou que as mães sentem-se ressentidas por serem privadas desses momentos com os filhos.

Fonte: Agência USP de Notícias, 14 de dezembro de 2015

2 comments

  1. denis

    Infelizmente, por motivos óbvios a mulher está cada vez tendo menos tempo para ficar com os filhos, o que acaba dificultando e muito contato com o recém-nascido . Acho que os planos de saúde deveriam oferecer algo para ajudar neste sentido.

  2. denis

    Boa parte das mães atualmente, seja por motivo estético, ou por falta de tempo, estão cada vez menos tendo contato com os filhos o que infelizmente poderá acarretar em problemas de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *