Crianças e adolescentes são 25% das vítimas de overdose por opioides

Comment

Comportamento

Mais de um quarto de todas as overdoses de opioides nos Estados Unidos envolvem adolescentes, e um quinto desses casos provavelmente foi ​​tentativa de suicídio, é o que mostra estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Emory, nos Estados Unidos.

As descobertas seguem uma análise aprofundada de quase 754.000 casos norte-americanos de envenenamento por opioides que ocorreram entre 2005 e 2018. Todos foram relatados ao U.S. National Poison Data System. E quase 208.000 desses casos envolveram crianças de 18 anos ou menos.

Durante o período de 13 anos de estudo, o cenário de overdose pediátrica piorou, mais significativamente a proporção de crianças com suspeita de suicídio devido a um envenenamento por opioides aumentou dramaticamente ao longo do período estudado, passando de pouco menos de 14% em 2005 para mais de 21% em 2018.

O estudo também descobriu que, durante o mesmo período, a porcentagem de pacientes jovens internados em uma unidade de terapia intensiva após uma overdose de opioides aumentou de 6,6% para 9,6%. Em 2018, o risco de um paciente jovem com overdose acabar em situação de risco de vida ou acabar com uma grande incapacidade ou desfiguração aumentou de 10% para 0,13%. E o risco de um jovem morrer de overdose também aumentou, de 0,18% em 2005 para 0,28% em 2018.

Ainda que as tentativas de suicídio representem apenas uma parte do quadro de risco de overdose entre jovens americanos, mais da metade (51%) dos casos de overdose de jovens no estudo envolveu pré-escolares que acidentalmente ingeriram um medicamento opioide. De acordo com os pesquisadores, isso indica a necessidade de os pais educarem os filhos sobre os perigos dos opioides e de como apenas experimentar pode resultar em vício. Além disso, é indicado manter os remédios fora do alcance das crianças e descartá-los corretamente quando não forem mais necessários.

Fonte: Critical Care Medicine’s 49th Critical Care Congress, 16 a 19 de fevereiro de 2020, Orlando, EUA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *