Crianças, e muitos adultos também, morrem de medo de injeção. O motivo? As agulhas. Injeções sem agulhas são quase um mito da humanidade, daquelas coisas que parecem saídas da imaginação dos pequenos. Mas agora isso pode mudar. Pesquisadores da França e da Alemanha, financiados pelo programa Eurostars, prometem colocar no mercado as primeiras injeções sem agulha em 2014.
O principio a injeção sem agulhas é simples. O líquido é aplicado por pressão, e, para tal, a pele deve ser “aberta” microscopicamente, para não gerar ativações nervosas que poderiam resultar em dor. De acordo os cientistas, o segredo está em uma variação de pressão, que começa elevada e vai declinando levemente, para garantir que todo o líquido seja introduzido sob a pele.
Segundo os cientistas, a injeção sem agulhas pode ser a solução para diminuir os custos e melhorar o atendimento médicos a pacientes idosos, número que deve crescer com o envelhecimento da população, já que vai permitir que a pessoa aplique o medicamente em si mesma.
Que notícia maravilhosa!