Uma pesquisa realizada no Institute of Science and Technology Austria, na Áustria, indica que a falta de nutrientes durante a gestação pode danificar permanentemente o cérebro dos bebês.
O desenvolvimento do cérebro tem uma sequência de etapas coordenadas, instruídas principalmente por genes. Durante o processo, é preciso que os neurônios estejam posicionados e funcionando corretamente, e se isso não ocorrer, a pessoa pode desenvolver neuropatias graves.
Os pesquisadores descobriram que um grupo de aminoácidos desempenha um papel fundamental durante determinados estágios do desenvolvimento do cérebro.
Os autores traçaram detalhadamente o perfil do programa nutricional no cérebro de camundongos, isolando o efeito da falta de nutrientes específicos. Os camundongos que foram priorados da quantidade ideal de aminoácidos desenvolveram problemas graves que perduraram até a vida adulta, incluindo até microcefalia.
Os pesquisadores explicam que essas descobertas são importantes para ajudar a elucidar questões relacionadas a distúrbios de comportamento e outras condições de desenvolvimento neurológico.
Fonte: Cell. DOI: 10.1016/j.cell.2023.02.037.